Scroll Top

Dicas

Dicas Incríveis Para Casar Em Chácaras – Confira as melhores dicas

Casar-se em uma chácara é o sonho de muitas noivas e noivos. A sensação de estar ao ar livre dá um aspecto ainda mais romântico a cerimônia.

Se você tem esse desejo de casar em chácaras saiba que os preparativos são totalmente diferentes dos casamentos tradicionais. E isso inclui desde as vestimentas dos noivos e convidados, até a decoração e o cardápio que será servido.

A seguir, para ajudar você que tem o sonho de casar em chácaras, vamos dar algumas sugestões valiosas para que saia tudo perfeito no grande dia!

 

Escolha o local ideal

Dicas de Casamentos

Dicas de Casamentos

Esse é o primeiro passo para quem vai se casar no campo. Aqui é importante que o local seja de fácil acesso – lugares muito escondidos ou rodeado de muita mata pode atrapalhar o acesso dos convidados à cerimônia.

Também se atente para o conforto do local, não escolha chácaras com poucos bancos, matagais exagerados, presença de muitos animais, etc. Tudo isso pode deixar os convidados pouco à vontade e até mesmo incomodados.

O local deve ser bem tratado, com grama cortada e aparada e árvores bonitas e podadas. Além disso, é importante que a chácara ofereça espaço para os carros estacionarem.

Como se trata de um lugar de campo, preste atenção também na infraestrutura da chácara, para evitar transtornos e constrangimentos. Observe se a iluminação e o fornecimento de água estão funcionando normalmente, em especial nos banheiros.

Veja também o acabamento das partes revestidas por piso. Os pisos devem estar em boas condições para os convidados circularem sem perigo de eventuais quedas.

 

Horário e época do casamento

A maior parte dos casamentos realizados em chácaras acontece no período da manhã ou no período da tarde. Isso facilita a circulação das pessoas – já que ambientes de campo são muito escuros à noite. A festa até pode ser feita em horário noturno, porém, o local deverá contar com iluminação especial – o que não é muito fácil de encontrar.

Também é importante escolher épocas do ano em que as chuvas são menos frequentes – isso porque todos ficarão ao ar livre. E uma chuva pode trazer desconfortos para quem está na cerimônia.

De setembro a março são os meses em que as chuvas são mais frequentes no país. Assim sendo, para casar em chácaras prefira a época que vai de abril a agosto.

 

Avise os convidados

Para comparecer ao casamento de quem irá se casar em chácaras, os convidados deverão providenciar transporte, portanto, é fundamental que o convite sinalize bem que a ocasião irá acontecer no campo. Isso também ajuda os convidados a escolherem a melhor opção de roupa para comparecerem à cerimônia.

Junto ao convite é indispensável que seja anexado um mapa detalhado do local – evitando que os convidados passem por transtornos para achar a chácara. Pelo caminho você também pode colocar placas de indicação do local onde o casamento vai acontecer – algo que ajuda muito na localização do espaço.

 

Trajes dos noivos

É preferível que os trajes do noivo e da noiva sejam mais descontraídos do que os usados em cerimônias noturnas tradicionais.

A noiva pode até se casar em chácaras com vestidos longos, mas a dica é que prefira tecidos fluidos e leves. Os cabelos podem ser soltos ou presos e enfeitados por acessórios simples, que lembrem flores – pois combina muito com o ambiente campestre.

Os sapatos da noiva podem ser abertos. Recomenda-se também que sejam rasteiros ou com salto baixo, pois sapatos fechados e saltos muito altos não combinam com quem vai casar em chácaras.

O buquê está liberado, no entanto, é mais elegante que o arranjo seja feito por flores pequenas e delicadas, como as flores do campo. Arranjos muito chamativos ficam melhores em cerimônias tradicionais, na cidade e à noite.

O noivo pode trajar terno, porém, no modelo mais esporte fino e de preferência de tonalidade clara. Um terno completo de tecido leve acompanhado com um colete é uma boa opção para casar em chácaras – sendo que o paletó pode ser dispensado depois da cerimônia religiosa ou civil.

 

Decoração

A decoração do espaço para quem vai casar em chácaras deve seguir uma tendência floral e rústica. O altar onde ocorrerá a cerimônia religiosa e/ou civil de quem vai se casar em chácaras pode ser feito em forma de tenda decorada por flores e folhas– o que fica muito bonito.

Um tecido branco pode formar o corredor por onde a noiva irá passar. E não se esqueça de colocar cadeiras suficientes para os convidados se acomodarem.

A decoração do local onde os convidados assistirão à cerimônia também pode ser decorado com tecidos claros unindo as fileiras de cadeiras e arranjos flores delicadas.

A mesma tenda pode, posteriormente, dar lugar a mesa do bolo. Depois da cerimônia o bolo e os doces podem ser colocados no altar.

Já a decoração da mesa do bolo de quem vai casar em chácaras pode seguir o mesmo padrão dos ornamentos da cerimônia em geral. Uma dica é distribuir pequenas flores sobre a mesa.

 

Menu do casamento

Casar em chácaras requer um cardápio especial – até mesmo porque a ocasião provavelmente ocorrerá durante o dia.

Uma dica é servir pequenas porções de pratos salgados, acompanhados de salada e guarnições. Boas dicas são: massas leves, filés e risotos.

As sobremesas não se diferem muito das servidas em casamentos tradicionais. Pode apostar em uma sobremesa à base de bolo com sorvete e docinhos.

As bebidas para quem vai casar em chácaras também são as mesmas das cerimônias na cidade – apenas capriche mais nos sucos de frutas e batidas, que vão muito bem para serem degustados pela manhã ou tarde.

Mas caso você opte pelo tradicional churrasco, se lembre de oferecer opções para acompanhar as carnes, como: saladas, arroz, pães, molho, maionese. E capriche nas quantidades de bebidas, pois o consumo de carne costuma dar sede.

E entre as sobremesas, inclua frutas da estação, que ajudam na digestão das carnes. Sirva o bolo e os doces depois das frutas.

 

E se chover?

Quem deseja se casar em chácaras não deve deixar de considerar que no dia da cerimônia pode chover. Assim, os noivos precisam preparar um plano caso isso aconteça.

Uma das soluções é contar com uma tenda grande de reserva para ser montada no espaço. Isso evitará o corre-corre das pessoas para se esconderem da chuva, causando problemas à festa.

Se precisar montar a grande tenda, não se preocupe. O objeto pode até deixar o ambiente mais bonito!

 

Mãos à obra

Agora que você já sabe dos principais itens a serem considerados para se casar em chácaras, mãos à obra. Comece agora mesmo com os preparativos para o Grande Dia!

Dicas Incríveis Para Casar Em Chácaras – Confira as melhores dicas
Avaliar

Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.